28/06/2013

A diferença entre 'Horror' e 'Terror'



Uma coisa que não entra na cabeça de muita gente é a compreensão da diferença entre Horror e Terror. E as duas coisas não seria uma só? Bom, sim e não, é um pouco complicado.

No Brasil, o termo 'Horror' foi substituído pelo 'Terror' porque, como sempre, fazemos questão da adaptação.

SUSPENSE: qualquer situação em que há um acontecimento, cuja explicação, continuação ou desfecho são aguardados com grande impaciência e inquietude.

TERROR: qualidade do que é terrível , estado de pavor, pessoa ou coisa que amedronta, aterroriza.

HORROR: forte impressão de repulsa ou desagrado, acompanhada ou não de arrepio, gerada pela percepção, intuição, lembrança de algo horrendo, ameaçador, repugnante; pavor. Entenderam agora ? Nem tudo é filme de Terror!

Os filmes de suspense, possuem situações com aquela sensação de agonia e expectativa, esperamos como loucos paras saber quem é o assassino, ou o mascarado do filme, ou quem roubou o banco, quem matou, ou o grande mistério.

Já os filmes de horror, são aqueles que te causam a repulsa, ou seja, você não quer ver aquilo, isso acontece em filmes que o vilão mata a criança, ou que um vampiro mata a mocinha, cenas de estupros violentos, mortes violentas, pais matando filhos, matança em geral. Sabe, o cara que mata 30 no cinema, mais uma coisa, filmes de horror, não tem monstros. Nem vampiro, nem nada do tipo.

Agora sim, filmes de terror, são feitos com coisas e pessoas que aterrorizam, o termo "terrorista", vem do nome terror. Terror nos filmes, são provocados por aquilo que temos medo de ver, de sentir, aquilo que não sabemos que existe, o filme de terror, não cria a sensação de nojo, e sim de medo. Você fica com medo, é aquela sensação de não conseguir levantar da cadeira, de querer que alguém fique por perto, a mesma que faz os casais se abraçarem no cinema. O post que fiz, é de filmes de terror e suspense, poucos são de horror. O gênero horror deixou de existir em 1999. Com o filme "Alavanca". Antigamente, quase todos eram chamados de filmes de Horror, inclusive os que tinham monstros, até Drácula era filme de Horror, mas isso acabou, hoje tem monstro é terror.

Texto: Cinema com Você

O TERMO 'HORROR':

No exterior, em inglês até onde eu saiba, o termo sempre usado para descrever e definir o termo de filmes de Terror é justamente o oposto do que nós, Brasileiros usamos, eles usam Horror Movie, aqui é sempre Terror, independentemente de qual seja o filme, até alguns filmes de Suspense são mal julgados por Terror. Outra coisa besta que além de nossos péssimos títulos de filmes traduzidos e total mudança  no termo, não existe mais Sci-fi, Slasher, Blaxploitation, nada... Brasileiros só conhecem o 'Terror' e ícones oitentistas, mas ninguém dá os merecidos créditos à aqueles que ajudaram a disseminar novos estilos dentro do gênero geral de Terror, inclusive o que pode-se chamar de Trash, que nada mais é do que filme de baixo orçamento, ou coisas do tipo, bem grotescas.

Deixo um vídeo recomendado que explica mais coisas também:

Compartilhe:


Acessos:

Parceiros

https://cinemausoleum.blogspot.com/
https://hellblogdavan.blogspot.com.br/ http://www.attackfromplanetb.com/
http://www.bibliotecadoterror.com.br/
http://phantasmbr.blogspot.com
http://grindhousebrasil.blogspot.com.br/
https://imagemcamera.wordpress.com/
https://terrormania42.wordpress.com
http://uhpblog.blogspot.com.br/
http://cerebroinfernal.blogspot.com.br
https://pulpmetalmagazine.com/
https://shedemonszine.blogspot.com.br
http://sessaodomedo.blogspot.com.br/
http://www.horrorgrafia.com.br