Pular para o conteúdo principal

As Crianças e os Filmes de Terror (por Lucas Sperandei)


Antes de começar a escrever este artigo gostaria de contar uma pequena historia: Sabe aquela parte no filme “IT - Uma Obra Prima do Medo”, em que o palhaço se transforma em alguma coisa pra chamar a atenção da criança pra atrair ela pro esgoto e devorar ela? Pois bem... Diz minha mãe que, quando eu era pequeno (isso há uns 20 anos atrás), assisti junto com ela e com meu pai a essa obra prima de Stephen King, e que acordei no meio da noite desesperado gritando por socorro...            E quando vi meu pai gritei mais ainda: “é o palhaço vai me pega”, achando que era o palhaço que tinha se transformado no meu pai pra me pegar...

Bem, isso é só um pequeno exemplo do efeito que esses seres de nariz vermelho e cabelo colorido podem fazer ao psicológico de uma criança... É fato que esses personagens são apavorantes se bem colocados em uma cena, ou até mesmo na forma de bonecos (como esquecer do boneco palhaço de Poltergheist?). Acho que o que mais distingui um personagem palhaço, e o que dá mais medo nele é o jeito que se aplica a maquiagem, não precisa ser uma carranca só porque é um filme de terror, e deve-se ao invés disso fazer uma cara feliz no rosto de um assassino serial, por que não? E com isso fica maior a emoção da surpresa (o pulo do sofá) quando as criancinhas estiverem ao seu redor e ele apertar a florzinha que esguicha ácido. O grande lance pra realmente dar medo nas criancinhas é que se tudo isso existisse, se monstros viessem nos pegar quando pequenos... quem acreditaria em nós?

É claro que histórias assim só têm efeito na cabeça de crianças (espero eu), ninguém em sã consciência vai ir no circo para distribuir voadeiras nos palhaços... E se pararmos para refletir sobre o porquê desse medo, chegaremos a uma conclusão, pode parecer meio boba assim de cara, mas pense comigo e verá que faz sentido: você é criança, convive o tempo todo com brinquedos e coisas do gênero, o que impede desses brinquedo levantarem e atacarem você (lembre-se, você é uma criança!)? E mesmo depois de adultos, ver um filme como “It – O Palhaço Assassino”, “O Brinquedo Assassino” ou “A Hora do Pesadelo”, onde os personagens principais adoram matar, estraçalhar e devorar criancinhas, sempre nos remete a nossa infância e nossos antigos medos... ou seja: filmes de terror, ou o medo deles, nada mais é do que a passagem para o contato com a nossa criança interior...
            Eu tenho orgulho de dizer que tinha medo dos filme de terror da década de 80, e que a minha geração foi a mais criativa do cinema do gênero... qual das crianças que hoje tem seus seis ou sete anos podem dizer que sentem medo do Chuck? Ou pior... a maioria dessas crianças nem sabe quem é Freddie Kruger!!!! Agora que chegou a vez dos enlatados japoneses devemos nos acostumar a ver não os brinquedos, mas sim as crianças assassinas. O último fio de esperança para fãs como eu que já não vê seus filmes prediletos há muito tempo são os RE-makes e sequencias, como o novo “Curse of Chucky” de Don Mancini, que está para ser lançado ainda em 2013! “Vamos lá Chucky, traga o verdadeiro horror para os sonhos de nossas criancinhas!”.

Lucas Sperandei,
"STAY TRASH!"


Comentários

  1. Hola, estoy por aquí de nuevo, viendo actualizaciones. Excelente post, felicitaciones.
    Un gran saludo desde:
    http://terror-en-el-cine.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKKK Meu primeiro filme de terror foi o Força Diabólica,aquele com Vincent Price.Morri de medo daquele verme gigante!KKKKKKKK

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

35 imagens em preto e branco dos bastidores de "O Exorcista" (1973) em alta definição!

Sem sombra de dúvidas, um dos filmes mais adorados do gênero de Terror é O Exorcista (1973) de William Friedkin, o filme mais clássico e marcante de exorcismos que o mundo já viu, e para tira gosto (eu sei que é muito pouco) mas deixou aqui essas 35 imagens em preto e branco dos bastidores de "O Exorcista" (1973) em alta definição! Em breve tem mais, não esqueçam de curtir, seguir e fiquem a vontade para comentar o que quiserem comentar.



























E como esquecer... Dessas? Clássicas.






Fonte das imagens: Todas retiradas no Google, melhoradas.
Todos os direitos reservados aos autores das imagens, uso sem fins lucrativos.

10 Episódios indispensáveis de Contos da Cripta

Você quer assistir ao Contos da Cripta mas não tem tempo ou paciência para enfrentar 2.340 minutos (ou 39 horas) de episódios? Tudo bem, iremos dar a recomendação de 10 episódios essenciais e os melhores de todos, na minha humilde opinião de fã de carteirinha da série... Até porque muitos episódios não valem a pena e outros com exceções de elenco ou curiosidades, não é caso destes 10 eps. Todos são excelentes, de uma forma ou de outra, e são indispensáveis por estarem acima da média, indicado para fãs de Terror anos 80 e 90.

Um fato é que a maioria dos eps. da série contou com plot twists, reviravoltas, coisas que te pegam de surpresa no finalzinho, e isso foi difícil de se esquivar até mesmo nessa lista variada, de seasons variadas, sendo que quatro ou cinco episódios podem ter essas características, mas são todos bons e possuem seus diferenciais, e do primeiro ao quinto são os melhores que já vi da série, indiscutivelmente para mim (podendo alterar as ordens, com exceção do primeir…

Os brilhantes mapas dos Estados Unidos e Europa representados por filmes de terror!

Um usuário do imgur publicou algo muito curioso: Todos os estados dos Estados Unidos da América com suas respectivas localidades e estados e dando uma referência de vários grandes filmes de terror foram filmados, uma em cada estado.

Isso me deu a ideia de fazer esta postagem, é sempre interessante conhecer sobre esse tipo de coisa, e olhando por esses mapas temos uma percepção diferente, mais próxima, de alguma forma. Bem curioso pela trivia, fora casos peculiares de obviedades como Texas Chainsaw Massacre, que todos sabem onde foi feito, é legal conhecê-los dessa outra maneira. Confira:

*Vou deixar um mapa com os nomes dos estados abaixo.





E se você pretende visitar lá... Cuidado!



No entanto, essa ideia de um mapa com filmes de terror não é tão nova. Há um tempo atrás alguém do blog Reddit postou um super-mapa com diversos filmes do gênero por estado, você pode confirir aqui o PDF original em alta qualidade. Ou, caso prefira, clicar na imagem abaixo, para abrir uma nova janela.



E par…