O melhor do Horror: Críticas, matérias, bastidores. Tudo do mundo do obscuro e vermelho-sangue.

sábado, 3 de agosto de 2013

A história dos demônios do filme ''Subspécies'' (1991)

Gosto de falar sobre o ''Subspécies'' porque é um filme com muitas curiosidades por trás dos bastidores, tem um enredo bem legal e muita gente que curte mas não muita que conheça tanto sobre os bastidores, apesar das coisas que não estão nos tabloides de nenhum site praticamente, e dentre os diversos fatos que se envolvem no primeiro filme neste post eu irei falar sobre uma das diversas coisas do filme, os demônios, ou miniaturas de criaturas, ou servos do Radu, chame como quiser, mas os subespécies são espécies de mini-demônios que se formam quando o vampiro Radu arranca suas unhas de zé do caixão.

A História das criaturas:

Originalmente, quando o filme foi pensado a idéia era outra. Charles Band, David Pabian e Jackson Barr, desenvolveram juntos e David Allen juntamente a sua equipe os ajudou na produção prática deles. Bem, na pré-produção Nicolau optou por não mexer com Stop motion, nem Green Screen, muito menos qualquer efeito digitalizado, porque também acredito que queriam evitar gastos desnecessários só pra produzir estes seres que não seriam tão essenciais para o filme, mas não menos importantes, mas apareceriam em poucas cenas, então o diretor Ted Nicolau tinha que pensar numa maneira bem baratinada de fazer estas criaturas, com o mínimo de gasto possível...


Foi ai que então (não sei se juntamente com a produção) desenvolveu a idéia de usar atores com maquiagens em cenários e objetos grandes, bom, até que ficou legal, se fosse para as telas eu não reclamaria não, só que gosto tanto do filme que sou suspeito pra opinar aqui...

Antes e Depois.



 Bom, acabou que Ted Nicolau não aprovou o resultado final dos atores, ficou legal, eles atuaram com um gingado de demônio mesmo, aquela maquiagem toda, e criação de um cenário gigante pra coisa toda, tudinho foi por água a baixo, e o que antes parecia ser a forma mais cara de produzir os subespécies agora era o meio, Nicolau sabia que ficaria mais diabólico, realista e mais acessível.

Nicolau deveria saber que era bola fora fazer uma parada de grande porte, com cenário especial, atores e envolvendo toda uma equipe pra maquiagem e os efeitos manuais. Mas tudo bem, foi ai que produção teve a idéia ilustre e prática de usar bonecos de massa em um stop motion, é... Não ficou tão perfeito e realista, como antes, mas pelo menos tomou outra forma mais impactante e interessante.



Lá vai a produção de novo, dessa vez, envolvendo um especialista fazer bonecos e colocar na Blue Screen pra inserir eles no cenário, pra quem quiser conferir, eu legendei um making of especial que mostra como a coisa toda foi feita, tá ai pra quem quiser conhecer, ou valoriza a informação, vou deixar outro vídeo com a comparação do antes e depois também.



Como foi criado o Stop Motion (Legendado):


Antes e depois:








Imagens raras da produção com os atores:




Share:

0 comentários:

Postar um comentário