quarta-feira, 28 de maio de 2014

Crítica: Bad Taste (1987)

O ápice do cinema de baixo orçamento. 

A crítica hoje é sobre ''Náusea Total'' (Bad Taste, no tosco título português ''Carne Humana - Precisa-se''), grande clássico do Gore/Trash, um dos filmes de baixo orçamento de mais raça já feitos desde sempre, inquestionavelmente. O próprio nome do filme já diz tudo, é nojento... É bizarro, é grotesco, gosmento, repulsivo e muito divertido! Pra quê melhor? 

Com direção de Peter Jackson. (obs.: Nossa! Mesmo diretor do ''Senhor dos Anéis''! É... Mas fez também Meet the Feebles e Braindead, no terreno Trash) Do final da década de '80, mais precisamente, 1987, uma ótima época para os Filmes de Terror/B. Com o passar dos anos o movimento do cinema deste tipo foi enfraquecendo, até nos anos 90, onde praticamente não se via mais filmes de baixo orçamento tão empenhados... E desde então o Cinema nunca mais foi o mesmo.

Pete O'Herne no papel de Barry.

O filme tem um início um tanto quanto confuso, na encosta de 'ilha' da Nova Zelândia, um homem chamado Barry está sendo perseguido pelo que ser alienígena em forma humana, vindo insistentemente em sua direção com um enorme machado nas mãos. Enquanto Barry se comunica por rádio com outro homem no topo de uma montanha próxima, ele armado, dispara contra o monstro, atingindo sua cabeça em cheio, jorrando um sangue de forma nojenta e protagonizando uma das cenas gore mais memoráveis do Cinema Trash (graças a ótima maquiagem de Jackson).

Maquiagem feita para o ator Ken Hammon como alien.
(*Obs.: Hammon interpretou mais de 20 papéis secundários como alien)

Cortando a cena para o pico de uma montanha vemos um dos personagens chamado Derek, que é um tanto quanto atrapalhado e desordenado. Passamos a entender que se trata de um ataque alienígena, após algumas explicações, a cidade foi tomada e todos habitantes sumiram misteriosamente... (Uma ótima ideia de roteiro tendo em vista que você não tem muitos atores pra escalar). A coisa decorre, e a cena volta para o personagem Barry, que agora é perseguido por um grupo de aliens perto da praia.

Peter Jackson como o alienígena Robert.

Voltando ao Derek, no topo da montanha, agora ele aprisiona um alienígena, chamado Robert, o curioso aqui é que Robert e Derek são o mesmo ator, Peter Jackson, em certo ponto, o alien Robert se solta e ambos travam uma luta corpo a corpo, uma coisa mais que original. Peter Jackson conseguiu filmar uma cena de luta consigo em dois papéis diferentes, nunca vi nada parecido antes (ou depois)! Ambos os personagens tem grande destaque no filme, como principais. Jackson conseguiu organizar o roteiro para tal proesa.

Maquiagem alienígena de borracha, feita na garagem de Peter.

Assim, os fatos prosseguem, e novos personagens surgem e logo descobrimos que os aliens se alimentam da carne humana, cabe então a Derek e seus amigos a livrarem a pequena cidade dos 'novos habitantes' e desvendar o mistério do porque dos moradores daquele lugar desapareceram tão subitamente. Agora pretendo falar sobre os aspectos dos bastidores desse grande filme, porque tem muita coisa por trás. (Se eu deixar a crítica muito extensa ninguém vai querer ler depois, haha.)

Peter Jackson no papel do Derek, um cara 'desengonçado'.

Eu comecei dizendo que esse filme é um baixo orçamento de grande raça, e não havia outra definição, eu digo o porque... Muitos fatores deste filme contribuem para que ele esteja no topo dos melhores filmes do seu tipo, já feitos e que nunca mais terá outro parecido. Primeiramente, o filme levou, singelos quatro anos para ser realizado, tendo por início 1983. Como em todo bom filme desse tipo a falta de grana influenciou desde o roteiro até elenco.


Com um orçamento curto, de meros 30,000$NZ (na nota da Nova Zelândia), ou 26 mil dólares, o jeito foi improvisar, essa grana pode parecer bem razoável para um filme desses, mas eu acredito que todo o dinheiro investido foi praticamente para a questão de produção, porque o elenco tinha o prestígios dos amigos de Jackson, que também faziam de tudo, incluindo elementos de produção. E além do mais, não era qualquer um que tinha câmera e negativos suficientes para filmar um filme naquele tempo, acho que a maquiagem também pediu um certo investimento, e Jackson também fez um ótimo trabalho nessa parte.

Da esquerda pra direita: Craig Smith, Peter Jackson e Dean Lawrie 
Ken Hammon, Terry Potter Pete O'Herne e Mike Minett.

Peter Jackson atuou em dois dos papéis principais no filme, dirigiu, produziu, criou efeitos especiais, toda a maquiagem e tomou frente na filmagem, em grande parte do filme, você sabe o que é isso? Mesmo para um filme deste porte, isso é algo incrível, não é qualquer um que se encaixa tão em tais áreas tão específicas, isso já mostrava que realmente, o talento de Peter Jackson era fazer Cinema, e eu tenho certeza que era (é) o que ele amava, não importando mais nada.

Pete O'Herne também atuou como um dos aliens canibais no filme.

O cenário não poderia ter sido outro, o argumento casou com aquele lugar, onde Jackson nasceu e foi criado, o quintal de Jackson foi o cenário ideal, ele construiu um roteiro baseado nisso, uma pequena cidade costeira do Sul da Nova Zelândia, chamada Pukerua Bay, com uma linda paisagem e praticamente um cartão postal do Turismo no país (principalmente após o filme haha). Com esta idéia, Peter criou assim uma imagem profissional de Fotografia, por mais que o filme fosse amador, parece que o lugar foi feito pra aquilo. Peter Jackson ele é um gênio.

Foto atual de Pukerua Bay, no meridional sul da Nova Zelândia.

Apesar de toda essas dificuldades para filmar, ainda havia a própria câmera, que era baratinada, capaz de atingir resultados profissionais, mas que filmava em negativos, a filmadora usada em 90% do filme gravava frames de uma média de 50 a 70 segundos por cena, no máximo.

Imagem rara dos bastidores com Jackson e Craig Smith.

Outro motivo, quase todo o elenco envolvido no filme tomou, no mínimo dois personagem por ator, todo mundo fez de tudo, onde podia, e praticamente nenhum dos 'atores' envolvidos de fato eram atores, ou tinham feito qualquer tipo de filme antes, Jackson convenceu seus amigos a lhe ajudarem na filmagem. Muitos eram amigos de escola de Peter e outros de trabalho, e eles geralmente filmavam em feriados e finais de semana... Por ser um dos primeiros filmes de Jackson, ele recebeu um enorme apoio de bons amigos e de familiares.

Terry Potter, que faz Ozzy, morrendo como um alien.

Analisando todos esses aspectos, falar que Bad Taste é um filme lixo porque é de baixo orçamento é fácil, qualquer um consegue, mas todo amante de cinema e produtor de filmes de baixo orçamento tem que prestar reverências a Jackson, pela persistência em fazer tal filme, durante quatro longos anos, numa dureza que só quem faz filme assim sabe como é, sem prestígios financeiros, limitado a trabalhar com o que se tem. Sem dúvidas, qualquer um pode criticar o filme, mas vê-lo pelo lado artístico, como um todo, isso é só quem realmente sabe apreciar Cinema.

Peter nos bastidores de ''Náusea Total''.

Hoje podemos concluir que o gênio Peter Jackson já mostrava pro que veio, antes mesmo de uma produção cinematográfica histórica como ''Senhor dos Anéis'', então da próxima vez que pensar nele lembre de Bad Taste. Por estes e outros motivos, eu sou fanático por filmes como este, é uma paixão sem fim. Sobre este filmaço, não pretendia deixar meu gosto pessoal influenciar nesta crítica mas sendo ou não sendo eu dou nota máxima pra tudo.


Trailer:


Nota do IMDb: 6,8/10 de 30.689 votos.

Avaliação: 10
★★★★
Analise baseada em:
Fotografia: 10 | Elementos 'Trash': 10 | Fator 'Cult':  10 | Gore: 10 | Roteiro: 10 |  Atuação: 10 |
Sadismo: 10 | Efeitos Visuais: 1 | Trilha Sonora: 10 | Arte de Capa: 10 |

NOTA MÁXIMA PARA ESTA OBRA DE ARTE!

Não se esqueçam de comentar o que acharam da Crítica.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário



Visualizações do blog

conheça

https://hellblogdavan.blogspot.com.br/

+Parceiros

http://www.horrorgrafia.com.brhttp://www.attackfromplanetb.com/
http://www.bibliotecadoterror.com.br/
http://phantasmbr.blogspot.com
http://grindhousebrasil.blogspot.com.br/
https://imagemcamera.wordpress.com/
https://terrormania42.wordpress.com
http://uhpblog.blogspot.com.br/
http://cerebroinfernal.blogspot.com.br
http://mausoleudoterror.blogspot.com.br/
https://pulpmetalmagazine.com/
https://shedemonszine.blogspot.com.br
http://sessaodomedo.blogspot.com.br/