Pular para o conteúdo principal

Crítica: Passado Negro (1989)


"O espelho..."

A picada crítica da vez é "Black Past", do alemão Olaf Ittenbach (Burning Moon, Premutos). Filme feito na Alemanha em '89, outro grande filme do ano, ano este de grandes clássicos pro Cinema de Terror. Não sei os filmes mais atuais de Ittenbach (porque ainda não vi), mas com os antigos, só de bater o olho você já sabia que era dele, ele deixava uma identidade carimbada, principalmente na Fotografia da película, o ambiente dos filmes eram bem peculiares. Com orçamento geral de produção estimado em, mais ou menos 1900 dólares. Filme feito em '89, mas que só ganhou lançamento em 2000.



Cena sensacional.

O filme fala sobre a história de Thommy, um jovem estudante, que se muda para uma nova casa com seu pai e suas duas irmãs antipáticas, lugar repleto de mistérios, onde muitos acontecimentos bizarros e sangrentos já aconteceram.... Após um dia qualquer, Thommy decide revirar os achados do porão em busca de uma cama de hóspedes, mas tudo o que encontra é um livro medonho e um pequeno espelho...


Uma cena de Terror...

Ao ler o livro Thommy começa a ver os relatos sobre um homem que trancou seu filho no porão da casa para morrer de fome, ao pensar que ele estava possesso de um demônio, porão este, sem nada para o garoto, ele somente olhava no espelho que lá estava, todos os dias, até dar seu último suspiro. É... sem sombra de dúvidas, uma parada meio Evil Dead (haha). Fortes influências.


hahahaha

Além desta primeira influência chupada que mencionei, o filme também brinca com cenas de desmembramentos com machado, além dos bizarros demônios que nunca parecem morrer em definitivo, só voltam para atormentar cada vez mais. Assim como em Evil Dead, o filme se mostra em torno de um personagem principal, que sofre transformação evolutiva, durante o percurso do filme...

Gramunhão.

Um excelente filme de mortes. Película extraordinariamente antiquada, você sente aquele ar de filme antigo, de filmes do começo da década de '90, e isso não se faz mais, não basta só filmar com uma câmera antiga, o clima ancestral do filme influência em tudo, desde roupas, cortes de cabelo, carros da época, entre outras coisas, e aqui em específico, a simplicidade de tempos mal dotados tecnologicamente, de um filme feito, inteiramente com uma câmera VHS, de qualidade à lá mp6 da china.


Conseguiram fazer algumas cenas agoniantes pra este filme...

"Black Past" pode ser considerado um filme caseiro pré-90's, e é justa essa nomenclatura para ele, mas ele não é só uma porcaria qualquer feita de qualquer maneira, ele tem identidade. Olaf Ittenbach sabia muito bem o que estava fazendo, acredito eu... Esse filme é um show de violências, demônios, tripas, um verdadeiro banho de sangue e é repleto das clássicas mortes bizarras, geralmente presentes nas obras do diretor Ittenbach. 
 

E digamos que se ainda hoje não é tão fácil assim fazer filmes com poucos recursos, imagina em '80, mesmo que seja no final da década, ainda havia um inacesso muito grande, principalmente para câmeras legais, era tudo muito caro e antiquado, mas Olaf soube aproveitar bem isso.


Cara, Roteiro simples mas legal, dentro de uque Fotografia linda, crua e simples, totalmente old school do Trash, pra quem gosta claro, é uma boa. Estética de filme amador, com conceito. Efeitos sonoros bem na cara, nitidamente feitos em "estúdio", com a dublagem, já Visuais, quase nada, nenhum... Dublagens exotéricas. Trilha Sonora constipada, cai certinho com a película. Vale a pena. Quem ama filmes caseiros, mas que não são qualquer porcaria, hão de se deliciarem.


Nota: 6.0
Crítica originalmente por: Hugo Haizer

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

35 imagens em preto e branco dos bastidores de "O Exorcista" (1973) em alta definição!

Sem sombra de dúvidas, um dos filmes mais adorados do gênero de Terror é O Exorcista (1973) de William Friedkin, o filme mais clássico e marcante de exorcismos que o mundo já viu, e para tira gosto (eu sei que é muito pouco) mas deixou aqui essas 35 imagens em preto e branco dos bastidores de "O Exorcista" (1973) em alta definição! Em breve tem mais, não esqueçam de curtir, seguir e fiquem a vontade para comentar o que quiserem comentar.



























E como esquecer... Dessas? Clássicas.






Fonte das imagens: Todas retiradas no Google, melhoradas.
Todos os direitos reservados aos autores das imagens, uso sem fins lucrativos.

10 Episódios indispensáveis de Contos da Cripta

Você quer assistir ao Contos da Cripta mas não tem tempo ou paciência para enfrentar 2.340 minutos (ou 39 horas) de episódios? Tudo bem, iremos dar a recomendação de 10 episódios essenciais e os melhores de todos, na minha humilde opinião de fã de carteirinha da série... Até porque muitos episódios não valem a pena e outros com exceções de elenco ou curiosidades, não é caso destes 10 eps. Todos são excelentes, de uma forma ou de outra, e são indispensáveis por estarem acima da média, indicado para fãs de Terror anos 80 e 90.

Um fato é que a maioria dos eps. da série contou com plot twists, reviravoltas, coisas que te pegam de surpresa no finalzinho, e isso foi difícil de se esquivar até mesmo nessa lista variada, de seasons variadas, sendo que quatro ou cinco episódios podem ter essas características, mas são todos bons e possuem seus diferenciais, e do primeiro ao quinto são os melhores que já vi da série, indiscutivelmente para mim (podendo alterar as ordens, com exceção do primeir…

Os brilhantes mapas dos Estados Unidos e Europa representados por filmes de terror!

Um usuário do imgur publicou algo muito curioso: Todos os estados dos Estados Unidos da América com suas respectivas localidades e estados e dando uma referência de vários grandes filmes de terror foram filmados, uma em cada estado.

Isso me deu a ideia de fazer esta postagem, é sempre interessante conhecer sobre esse tipo de coisa, e olhando por esses mapas temos uma percepção diferente, mais próxima, de alguma forma. Bem curioso pela trivia, fora casos peculiares de obviedades como Texas Chainsaw Massacre, que todos sabem onde foi feito, é legal conhecê-los dessa outra maneira. Confira:

*Vou deixar um mapa com os nomes dos estados abaixo.





E se você pretende visitar lá... Cuidado!



No entanto, essa ideia de um mapa com filmes de terror não é tão nova. Há um tempo atrás alguém do blog Reddit postou um super-mapa com diversos filmes do gênero por estado, você pode confirir aqui o PDF original em alta qualidade. Ou, caso prefira, clicar na imagem abaixo, para abrir uma nova janela.



E par…