O melhor do Horror: Críticas, matérias, bastidores. Tudo do mundo do obscuro e vermelho-sangue.

sábado, 2 de agosto de 2014

Morre o renomado maquiador Dick Smith, aos 92 anos...


Dick Smith, considerado o "Poderoso Chefão da maquiagem" em Hollywood, morreu nesta quinta-feira, aos 92 anos. A informação foi divulgada por outro mestre da maquiagem no cinema, Rick Baker, protegido de Smith. Mentor de Rick Baker trabalhou em marcos como O Exorcista e O Poderoso Chefão.


"O mestre se foi. Meu amigo e mentor Dick Smith não está mais entre nós, e o mundo não será mais o mesmo", escreveu Baker no Twitter. Não há mais informações sobre a causa da morte. Baker, hoje dono de sete Oscars, conheceu Smith quando tinha 18 anos, depois de escrever-lhe uma carta com fotos de seus trabalhos amadores. Em resposta, Smith mandou uma outra carta, com um pedaço de uma esponja facial usada na maquiagem da antologia cult de ficção científica Way Out, do canal CBS.


Embora tenha ganho o Oscar de melhor maquiagem em 1985 por Amadeus - e depois um honorário em 2011 - Dick Smith é mais conhecido por dois outros trabalhos: transformar a angelical Linda Blair em uma criança possuída pelo demônio em O Exorcista e envelhecer Marlon Brando para o papel de Don Vito Corleone em O Poderoso Chefão. Entre outros marcos do cinema, Smith criou o moicano de Robert De Niro em Taxi Driver e transformou David Bowie em vampiro em Fome de Viver.



Dick Smith começou a trabalhar em Hollywood em 1945, como diretor de maquiagem da então nascente rede NBC. Ele permaneceu na emissora até 1959, onde foi pioneiro no uso da espuma de látex e de plásticos para criar próteses e maquiagem no ritmo da TV ao vivo nos EUA. Com o seu livro Do-It-Yourself Monster Make-Up Handbook, publicado pela primeira vez em 1965, que ensinava o passo-a-passo para criar 15 monstros diferentes com maquiagem facial, Smith influenciou Baker e toda uma geração de artistas.

Fonte: Omelete
Adaptação: Hugo Haizer
Share:

0 comentários:

Postar um comentário