O melhor do Horror: Críticas, matérias, bastidores. Tudo do mundo do obscuro e vermelho-sangue.

quarta-feira, 11 de março de 2015

As referências no clipe do Ghost!



Se você não curte o som da banda Ghost esse post definitivamente não é pra você. Demorei um pouco mas finalmente consegui fazer essa matéria que é um tanto quanto curiosa e interessante, claro, nosso blog tem que ser diversificado dentro do mundo do Terror em suas diversas formas de arte, então vamo lá.


Todo mundo que curte o Ghost já sabe que eles tem um extenso currículo em formas de tributo aos clássicos do Terror, já lançaram álbum com arte em referência a capa do Nosferatu, alguns singles, agora com tributo a Silêncio dos inocentes e até "A Hora do Vampiro" (Salem's Lot), que foi logo no seu primeiro álbum, em Outubro de 2010, entre várias outras coisas. E quem conhece sabe muito bem que eles encarnam bastante o Horror em formas de letra e até no visual, como um todo.



Vou falar de "Cirice", o clipe que foi lançado há 5 dias atrás. Pra começar o próprio nome Cirice já faz referência ao clássico Carrie de '76, e a comparação vai além, no clipe em questão um garotinha é levada a um teatro onde vai assistir a apresentações entediantes de colegial. Mas a referência ao filme só vai até ai, a a própria atriz nem sequer parece com a Carrie.

Pra começar a garota com olhos de peixe morto do vídeo lembra muito a atriz Jodie Foster que protagoniza "Silêncio dos Inocentes" que por sinal é a referência na capa do single dessa música da banda. Não acham idênticas? Ou é só impressão minha?


A cena de várias pessoas tentando deixar o teatro desesperadamente pode remeter a diversos filmes, o que particularmente posso associar mais são "Evilspeak" (O mensageiro de Satanás, que por sinal é um filmaço com o tema satânico), e se você reparar no enredo do filme Evlspeak tem e muito em comum com Carrie logo que os dois filmes falam sobre jovens que sofriam bullying na escola e voltam "para se vingar".

Um outro filme que mostra cena de pessoas fugindo desesperadamente de um 'teatro' é Demons de 1985 do cultuado diretor Dario Argento, famoso filme e um grande clássico, que curiosamente tem em comum com o Evilspeak algumas máscaras esquisitas (sem citar claro os membros do Ghost, que nunca relevam suas identidades atrás de máscaras próprias).

Em quesito de Fotografia o clipe lembra muito Demons em algumas tomadas de cenas, com ângulos de câmera por exemplo.


O cara parado com cara de "possuído" me lembrou bastante de certa cena icônica do filme "Scanners", cena esta tão marcante que foi retratada na capa do filme. O cara está estático e no clipe o ator usa lentes para esbranquiçar os olhos. A despeito da roupa acho que colocaram só um suspensório pra não dar muito na cara, deixar mais sútil, mas em determinado momento dá pra ver um outro cara em segundo plano na platéia, com uma mesma roupa bem parecida, coisa de frações de segundos mas dá (aos 5:15 minutos).

No clipe, após vermos esse cara 'possuído', em seguida vemos uma certa cena de um gordinho estrebuchando com a língua pra fora, eu literalmente pensei que a cabeça dele fosse explodir, coisa que acontece no Scanners.


Uma forte referência, essa mais oculta é sobre o filme "O Iluminado",  pra começar a atriz que interpreta a mãe da Carrie Cirice é idêntica a Shelley Duvall no filme, a cara em si, do corte de cabelo anos 70 e os dois dentes de coelho pra frente, com exceção a roupa.


As roupas usada pela Cirice é identica a daquela famosíssima cena das garotas gêmeas do corredor, parece uma versão mais modernizada da mesma roupa inclusive.


Foi uma referência também ver uma mãe com uma criança pega pela mão de sua mãe, isso é bem familiar também, ah é vimos isso no The Shining.


Quanto ao casal que aparece aplaudindo no final do vídeo, eu não pude relacionar a nada ainda, mas tenho quase certeza que é outra referência, a senhora certamente parece ser mãe dele. Só sei que não tem nada a ver com filmes de Terror mas o cara parece o T-Bag (Prison Break) pra caramba. Há quem dga que ele é um dos membros do Ghost já que ele (ou alguém idêntico a ele) também aparece no teaser do novo álbum da banda, é, pode até ser.



Em resumo, é por essas e outras que o clipe pode soa tão familiar aos fãs de filmes de Terror, eu mesmo vi com a forte impressão de que já tinha visto muito daquilo antes de algum lugar. Pois bem, é isso. Quem souber de outra referência que não falei põe ai nos comentários.

E aí? O que acharam? Realmente remete aos filmes ou é só coincidência mesmo? Pra quem ainda não conferiu vou deixar o clipe:


Share:

1 comentários:

  1. Eu percebi semelhanças com Carrie, o único filme de terror que assisti entre os que você cita!

    ResponderExcluir