terça-feira, 23 de agosto de 2016

Entrevista com Gary Smart, autor do "A História Completa da Volta dos Mortos-Vivos"

Matéria original do site Pulp Metal Magazine.
Confiram o site dos nossos novos parceiros.

Jason Michel (dono do site) entrevistou o autor e designer do livro sobre "A Volta dos Mortos-Vivos" (1986) Gary Smart. Original de PMM, postado em 27 de Fevereiro de 2011. Confira:

Nós, da PMM, amamos os zumbis, aquelas macabras e perturbantes hordas de mortos vagando pelos shoppings e atrás das caixas registradores dos supermbeercados.

E parece que Gary Smart e seu co-produtor, Christian Sellers também gostam. Aliás, eles escreveram um livro sobre um das franquias mais famosas de Filmes-Z de todos os tempos!

Eu (Jason) tirei a sorte grande de uma oportunidade para fazer ao Gary algumas perguntas ....

  • Pergunta I: Eu suponho que a primeira pergunta deveria ser porque fazer um livro sobre "A Volta dos Mortos-Vivos" e não dos mais (não)famosos flicks do Romero, e o que, na sua opinião, faz com que eles se destaquem neste gênero?

Eu sou um grande fã de filmes de zumbi. Quando eu era mais novo minha mãe me presenteava com filmes de Terror em aniversários e até no Natal. Eu me lembro de ganhar "Despertar dos Mortos" (1978) em VHS. De qualquer forma meu vovô emprestou uma cópia do "A Volta dos Mortos-Vivos" para o meu pai em videocassete. Eu acabei por me deparar com aquilo e amar... Era simplesmente um excelente filme com ótimos personagens. Daquele dia em diante, "A Volta dos Mortos-Vivos" se tornou o meu filme de zumbi predileto. Eu me tornei um grande fã de Don Calfa após assistir o filme. Eu decidi fazer este livro por algumas razões. Primeiro porque os filmes nunca receberam o prestígio que mereciam na verdade. Os filmes do Romero tem diversos livros sobre eles mas "A Volta dos Mortos Vivos" sempre acabou deixado de lado. Eu também conheci Don Calfa e Beverly Randolph em 2007 e passei um bom tempo com Don no Reino Unidos e Califórnia. Após conhecê-los e ouvir as histórias do filme eu pensei 'Ei, essas histórias precisam ser compartilhadas'. Christian Sellers é um excelente escritos e eu conheci ele através de uma revista de Terror britânica, nós dividimos desse amor sobre "A Volta dos Mortos-Vivos". Nós então embarcamos na nossa jornada de criar "A História Completa da Volta dos Mortos-Vivos".

  • Pergunta II: O livro parece mostrar que todos aqueles envolvidos na produção da franquia tem orgulho de terem tido envolvimento com esse filmes.
Existem algumas opiniões mais 'brandas' no livro.

A coisa mais cativante na ideia de escrever um livro era saber que o elenco e produção AMAM o seu feito. Don Calfa, Beverly Randolph, William Stout, Brian Peck e os outros, gastam tanto tempo falando sobre "A Volta dos Mortos-Vivos" com os fãs. Don Calfa me disse uma vez que vê seu trabalho agora como um promotor do seu filme.

O elenco e produção foram todos muito honestos... Mas nós quissemos dar voz à todos e mostrá-los respeito. Por exemplo, a visão do elenco e produção sobre o artista de efeitos especiais, William Munns... Eles não ficaram felizes com seu trabalho... Eles tiveram o que falar MAS nós também demos ao Munns uma oportunidade de dar o seu lado da história. Munns é um homem muito amável. Nós nunca quisemos fazer críticas de nada ou de ninguém e acreditamos que isso era papel do elenco de produção do filme, de dividir seus pontos de vista na produção entre ambos.

  • Pergunta III: A atenção aos detalhes e pesquisa feitos são bastante impressionantes, quanto tempo você levou do começo ao fim (para fazer o livro) e quando você decidiu que isso seria um livro que vocês aí teriam que criar?

Do começo ao fim foram em torno de 18 meses. Nós começamos entrando em contato com 15 membros da produção e elenco do filme para ver se eles queriam participar. Nós então produzimos uma "página de levante" com 12 páginas para as editoras. Nós recebemos muitos interessados. Plexus estava mesmo na mesma 'onda de ideias' que nós e decidimos ir com eles. Nós estávamos realmente apaixonados sobre a ideia deste livro e quissemos mesmo celebrar e promover estes clássicos filmes tão subestimados.

A pesquisa foi baseada nas entrevistas; Nós lemos diversos materiais e rastreamos pessoas. Nós fomos bem sortudos obter resposta de Dana Ashbrook e John Russo, e bastante felizes de ter Brian Peck para escrever o prefácio, Brian Yuzna para escrever a introdução e William Stout e Diane O'Bannon para escrever o epílogo.



  • Pergunta IV: Ser o designer de um conjunto de imagens tão colorias e lúgrebes deve ter foda! Qual é a sua imagem preferida lá?   
As imagens são assombrosas, e de novo, nós tivemos muita sorte de ter tido o apoio do fotógrafo de stills Rory Flynn e a produtora assistente, Victoria Slaymaker. Eu amei trabalhar com essas imagens e tive que decidir as melhores para serem usadas.... Eu tive vários pretos e brancos em fotocopias que eram ótimos mas que não poderiam ser usados. Minhas imagens favoritas são uma inteira continuidade de fotos de Don, na página 56; Isso porque Don me deu o Polaroid original emoldurado, como presente.

  • Pergunta V: O "História Completa da Volta dos Mortos-Vivos" é literalmente um livro MONSTRUOSO. Bem grande! Qual foi o aspecto mais desafiador do ponto de vista de um designer?
A parte mais difícil foi planejar 288 páginas com textos e imagens. Nós tivemos que estimar quando começamos o projeto em quantas páginas teríamos. Falamos 288 mas com 'retrospectiva' certamente deve dar mais 100 páginas... Mas foram atendidos certos limites para manter o controle de qualidade.



  • Pergunta VI: Eu sei que você recentemente trabalhou em um romance ilustrado, "A Vingança dos Mortos-Vivos", com Don Calfa em pessoa! O que pode dizer sobre isso?

Don escreveu uma ideia de continuação para "A Volta dos Mortos-Vivos", chamada "A Vingança dos Mortos-Vivos", ainda em 1985. O'Bannon amou mas Tom Fox deixou de lado. Don guardou por anos e me passou esta ideia. Ele realmente queria fazer algo com isto e nós conversamos sobre o Romance gráfico. Eu levei mais de um ano nele e completei um 'gráfico' colorido contendo 70 páginas. Têm estado na estante há 2 anos, por enquanto.

  • Pergunta VII: Qual é sua opinião sobre a atual "zumbifília", tal como 'O Guia de Sobrevivência a Zombies', e o amontoado de filmes e séries de TV (The Walking Dead,  etc) que saem recentemente?

Eu estou feliz que o 'Morto-vivo' encontrou um novo público. Eu gosto dos filmes do 'Resident Evil'. Acho que 'Walking Dead' é excelente e amo jogos tais como 'Left 4 Dead' e 'Dead Rising' – apesar de não ser um grande fã de jogos. Eu só espero que não façam remake de "A Volta dos Mortos-Vivos"... E se fizerem, precisarão convocar o elenco original.


  • Pergunta VIII: Parece que filmes de zumbi sempre tendem a fazer um 'padrão' em tempos de 'agitação política', porque você acha que é assim?

Talvez tenha muito a ver com as mensagens dos filmes de 'Mortos' originais do George Romero... Eu não sei muito bem. Talvez as pessoas enxerguem os mortos em um vínculo com o que os humanos possam realmente ser... Predadores, violentos e gananciosos.




  • Pergunta  IX: No cinema, os 'vivos' já enfrentaram diversas encarnações diferentes, desde o retrocesso colonial de escravos sem pensamento de sacerdotes Vodu, passando por horas de 'matadouros' espreitando nos shopping center, até bestas selvagens quase demoníacas. Já tivemos 'pós-modernismo' e paródias. O que mais esse gênero tem para pôr em desordem?

'Orgulho e Preconceito' com zumbis??? Ah, talvez zumbis no espaço. Zumbis sempre serão populares como o Terror é para nós... Eu realmente acho que nós vamos ver vários remakes durante os próximos anos como 'Zombie Flesheaters' e 'A Volta dos Mortos-Vivos'.


  • Pergunta X: O que o futuro aguarda (além do inevitável apocalipse zumbi, claro!)? Quais são os seus próximos projetos?

Nós estamos trabalhando em um livro só sobre Slashers com base em vários dos filmes slashers dos anos 70 e 80. Também estamos vendo sobre um livro do 'Hellraiser II – Renascido das Trevas'. Nós também gostaríamos de fazer um livro sobre os filmes da 'Academia de Polícia'.

Eu não acho ainda que tenhamos deixado o mundo do  'A Volta dos Mortos-Vivos' ainda, e acho que estaremos envolvidos com isso ainda no futuro... Então fiquem ligados!
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

conheça

https://hellblogdavan.blogspot.com.br/

+Parceiros

http://www.horrorgrafia.com.brhttp://www.attackfromplanetb.com/
http://www.bibliotecadoterror.com.br/
http://phantasmbr.blogspot.com
http://grindhousebrasil.blogspot.com.br/
https://imagemcamera.wordpress.com/
https://terrormania42.wordpress.com
http://uhpblog.blogspot.com.br/
http://cerebroinfernal.blogspot.com.br
http://mausoleudoterror.blogspot.com.br/
https://pulpmetalmagazine.com/
https://shedemonszine.blogspot.com.br
http://sessaodomedo.blogspot.com.br/