terça-feira, 6 de setembro de 2016

10 coisas sobre Chaves e Chapolin relacionadas à cultura de Terror



O Chaves é uma das séries mais divertidas que marcou a infância de muitas gerações. E pelo menos para mim, na minha época de moleque, é impossível não lembrar de cenas macabras como quando Chaves e Quico brincam de atropelamento, e aquela cena arrepiante (para um moleque) da casa da Bruxa do 71. Apesar de coisas realmente ruins raramente acontecerem nessas duas séries do Bolãnos (criador da série), algumas invenções são simplesmente geniais e são maravilhosos aperitivos para quem curte filmes de Terror.

Vale lembrar que na época do ápice do Chaves/Chapolin o gênero de Terror estava em alta, década de 70 e 80, onde nasceram grandes clássicos. Há quem diga que Bolãnos gostava de filmes de Terror. Infelizmente há um padrão bem repetitivo no Chapolin: Casas mal-assombradas de herança, bruxas, fantasmas, etc.

10 coisas do Chaves e Chapolin da cultura de Terror.

Antes de começar a conferir a lista, indicamos:




10. O dia que Chapolin fez sátira com o "A Noite dos Mortos-Vivos"
No mesmo ano em que o remake de "A Noite dos Mortos-Vivos" era lançado, o pessoal que traduz Chapolin no Brasil decidiu fazer uma pequena sátira com o título do ep, lançando-o como "A Volta dos Vivos-Mortos". Embora o título original seja "La casa con fantasmas", foi interessante ver essa homenagem bizarra. Infelizmente o ep. não é tão bom e a dublagem refeita é horrível!

09. Dream Fallen Chaves, o jogo de Terror

Jogo não-oficial com história fictícia de Terror envolvendo a vila do Chaves. Eu indico o jogo, é gratuito e é a única coisa nessa lista que dá susto sem ser engraçado.

08. Chaves - O Fantasma do Sr. Barriga (1977)

O dia que o Chaves matou o Sr. Barriga.

07. Chapolin - A casa mal assombrada (1973)


06. Chaves - Espíritos Zombeteiros (1974)

Um dos eps. que mais nos deu medo na infância, com todo um clima macabro e até uma sessão espírita realizada na casa do Seu Madruga, mas as explicações para os mistérios desse ep. são bem bestas.

05. Chaves - O Filme de Terror (1976)


04. Chapolin - O Abominável Homem das Neves (1976)
Um dos episódios que mais marcou infância. Para quem não conhece, fica a dica, um dos melhores (e mais engraçados).

03. Chaves - A Casa da Bruxa/Satanás (1975)

Uma das cenas mais tensas. Outra versão foi feita em 1981, bem fraca e que não foi dublada.

02. Chapolin - Em Casa de Fantasmas, até os Mortos se Assustam (1976)

Um dos melhores episódios de Chapolin para mim é este, simplesmente sensacional. É um "remake" de outro ep., intitulado "A Casa Dada Não Se Contam Os Fantasmas" (1974), que eu particularmente acho bem inferior.


01. Teria Bolãnos escrito o roteiro original de "O Exorcista"?

Será que um dos maiores filmes de terror de todos os tempos, “O Exorcista”, foi na verdade um plágio do Chaves? Calma, calma que a gente já explica.

Diz a 'lenda' que no início dos anos 70, Roberto Gomez Bolaños, criador do Chaves e Chapolin, ainda sobrevivia escrevendo roteiros e histórias para o cinema e TV no México. Segundo ele próprio, alguns destes roteiros ele enviava para os EUA, tentando um chance de sucesso em filmes de alguns gêneros.



Roberto contou numa entrevista que uma vez escreveu um roteiro para um filme de terror e o enviou para alguns estúdio de Hollywood. Os produtores de “O Exorcista” teriam se apropriado do roteiro e, com algumas (pouca) alterações, criado o filme em cima dele. Roberto nada pôde fazer, uma vez que, naquela época, não havia no México um escritório para registrar este tipo de trabalho, e ele viu sua ideia sendo roubada, não recebendo nenhum crédito ou sequer menção nos créditos finais. Se isso é verdade ou não, ninguém realmente sabe. Mas é mais uma das polêmicas e mistérios que envolvem a produção do filme, marcada por tragédias e situações obscuras até hoje!

Reinterando (outra fonte):

Em um programa de TV, Bolãnos denunciou o plágio de que disse que foi vítima em 1973. Roberto afirmou ter escrito uma história sobre uma garota que movia objetos misteriosamente e levitava sobre a cama completamente possuída. Alguns anos depois de Bolãnos ter escrito tal livro, outro com o mesma tema foi lançado, alcançando o sucesso mundial e gerando até mesmo um filme. O nome de tal obra é “O Exorcista”.

E quem assiste Chapolin sabe dos efeitos que ele já fez de levitação, sempre algo inlapidado e por vezes tosco, mas sem dúvidas essa é um teoria intrigante.

NÃO SÃO CONHECIDAS mais informações; fotos ou vídeo da própria entrevista, ou dados sobre o livro, o que deixa meio esquisito essa história. Seria isso verdade ou só mais uma creepypasta maluca envolvendo o Chaves? É possível.

Fonte: Trash80s

Outras menções de eps: O Vampiro, A Bruxa Baratuxa, Mão Negra, A Múmia.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

conheça

https://hellblogdavan.blogspot.com.br/

+Parceiros

http://www.horrorgrafia.com.brhttp://www.attackfromplanetb.com/
http://www.bibliotecadoterror.com.br/
http://phantasmbr.blogspot.com
http://grindhousebrasil.blogspot.com.br/
https://imagemcamera.wordpress.com/
https://terrormania42.wordpress.com
http://uhpblog.blogspot.com.br/
http://cerebroinfernal.blogspot.com.br
http://mausoleudoterror.blogspot.com.br/
https://pulpmetalmagazine.com/
https://shedemonszine.blogspot.com.br
http://sessaodomedo.blogspot.com.br/